Psicopedagogia

A Psicopedagogia dedica-se a compreender o processo educacional direcionando-o para a superação de possíveis dificuldades ocorridas durante o processo de escolarização de crianças, adolescentes e jovens.

A Psicopedagogia tem como objetivo buscar as causas que provocam a situação existente, aprofundando o estudo das características de cada educando, para desenhar as estratégias de caráter interdisciplinar correspondentes.

A Psicopedagogia na Clínica Psico Alpha apoia-se na fundamentação teórica Histórico-cultural que compreende a formação da pessoa como resultado da influência do contexto sócio-histórico e cultural em que vive.  Como modalidades de atenção psicopedagógica utiliza a via direta, na forma de tratamento especializado em consultório e a via indireta, por meio de apoio aos profissionais e familiares, com vistas a diminuir ou eliminar as causas que originam a dificuldade e desenvolver potencialidades.

O atendimento psicopedagógico estrutura-se pela fase inicial de motivação e atividades preparatórias; seguida de atividades e vivências terapêuticas dirigidas a área emocional ou cognitiva, em que o educando desempenha papel ativo sob a guia do Psicopedagogo, realizando provas e tarefas lúdicas e desafiadoras e ainda atividades de comprovação e retroalimentação do processo psicopedagógico.

Compreende-se que os aspectos fisiológicos, psicológicos, intelectuais, psicomotrizes e de comportamento estão presentes na maioria das atividades realizadas pelo educando, havendo preponderância de um ou outro aspecto em cada uma das atividades.

O atendimento psicopedagógico visa identificar faltas ou insuficiência das Funções psicológicas superiores, tais como a atenção, a percepção, a memória, a abstração, a linguagem e a criatividade, bem como as áreas preservadas e de funcionamento superior, para desencadear sua evolução no trabalho com a Zona de Desenvolvimento Proximal.

Acredita-se que todos os educandos podem evoluir em seu desenvolvimento e em sua aprendizagem se lhe forem oferecidos recursos e apoios necessários, tomando como ponto de partida suas habilidades, destrezas e capacidades já estabelecidas, desafiando-os a novas aquisições.