Psiquiatria

Psiquiatria é uma especialidade da medicina que trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças mentais.

A avaliação psiquiátrica envolve história clínica e exame do estado mental detalhado, muitas vezes não só com informações do próprio paciente, mas da família e pessoas que convivem com ele. Existem também exames laboratoriais que podem ser realizados para descartar causas orgânicas e, se necessário, exames de imagem e testes: neurológico e neuropsicológico.

O tratamento nem sempre é medicamentoso, muitas vezes é indicado primeiramente psicoterapia, onde o paciente é orientado acompanhar com psicólogo ou psicanalista. Quando necessário, a fim de aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida, são prescritos medicamentos, os quais evoluíram muito nos últimos anos, escolhidos de acordo com cada caso, e que devem ser ingeridos com regularidade para uma resposta eficaz.

Surgiram muitos estudos e medicações dessa área nas últimas décadas, por isso, na maioria das vezes hoje, não é necessário internação e os pacientes conseguem acompanhar ambulatorialmente, com ajuda da família e consultas regulares.

Muitas doenças psiquiátricas ainda não tem cura, algumas tem curso breve enquanto outras são crônicas, necessitando de tratamento por toda a vida.

Exemplos de doenças psiquiátricas:

Ansiedade

Depressão

Transtorno obsessivo compulsivo

Transtorno afetivo bipolar

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Esquizofrenia

Dependência química

Alterações comportamentais em demências