Arteterapia

Pode ser chamada de terapia através da arte, podendo ser aplicada em diferentes contextos, terapêutico, pedagógico e preventivo. É uma ferramenta valiosa de trabalho em atendimentos terapêuticos, principalmente com pacientes que têm dificuldades para entrar em contato com seus conteúdos internos e falar sobre eles. Através de um desenho, recorte, atividade com argila etc. elas conseguem trazer para o concreto seus conteúdos inconscientes.

 

 Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

Auxiliam a identificar, avaliar, controlar e a modificar as crenças que comandam a visão de mundo e que podem ser disfuncionais. Objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham.

 Psicanálise

Desenvolvida por Freud no final do século 19 e aprimorada por Jacques Lacan na segunda metade do século 20, explica os fenômenos psíquicos e os acontecimentos cotidianos e tem por princípio a ideia básica de que falar liberta. O simples ato de falar liberta aquilo que tentamos reprimir pensando. Põe luz sobre aquilo que trazemos de mais importante e singular, muitas vezes por nós desconhecido. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. Assim, a partir da observação, o psicanalista consegue identificar vestígios de traumas, desejos ou ideias que tenham sido reprimidas para o inconsciente do paciente e que, como consequência, provoquem distúrbios comportamentais e neuroses. Neuroses são quadros patológicos psicogênicos (ou seja, de origem psíquica), muitas vezes ligados a situações externas na vida do indivíduo, os quais provocam transtornos na área mental, física e/ou da personalidade. De acordo com a visão psicanalítica, as neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. O que distingue a neurose da normalidade é: (1) a intensidade do comportamento e (2) a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória[3].

 

 Coaching

é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) onde, por meio de técnicas e  estabelecimento de metas, com a finalidade de atingir transformações, objetiva  incentivar o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), que melhorem a sua performance profissional e pessoal.

 

 Orientação Profissional e carreira

 A Orientação Profissional é uma área da psicologia que auxilia a pessoa no autoconhecimento de suas competências, interesses e expectativas para tomada de decisão da escolha profissional.