Hábitos Orais Nocivos á Saúde – O uso prolongado de chupeta e mamadeira

por Maria Fernanda R. Ferreira

O uso prolongado de chupeta e mamadeira, roer unhas, sucção digital (chupar o dedo) e outros hábitos orais muitas vezes podem causar alterações dentárias e, conseqüentemente, alterações nas funções de mastigação, deglutição, respiração e fonação.
Maus hábitos orais, como os citados acima, podem ser nocivos à saúde de uma criança e acarretar conseqüências para a vida adulta. Por exemplo: a criança que faz uso de chupeta por um longo período poderá apresentar alterações na mordida (mais comum mordida aberta anterior), que poderá trazer alterações na postura de língua e lábios, bem como respiração oral, deglutição atípica, mastigação e fala alterada.

O indivíduo que tem o hábito de respirar pela boca pode apresentar desvios posturais e de cabeça e pescoço, olheiras, narinas estreitas, lábio superior encurtado, assimetria facial, dificuldade de aprendizado, desvios de atenção e parecer sempre cansado. O que não se sabe é que muitas vezes esta respiração oral pode ter sido de origem viciosa por um mau hábito da infância.

Outro exemplo é o de roer unhas e conseqüentemente adquirir uma alteração de mordida (mais comum mordida cruzada) e mais ainda alterações de mastigação (freqüentemente unilateral) e de articulação temporo-mandibular.
Portanto, é importante que os cuidadores tenham conhecimento da conseqüência de um mau hábito oral e que estejam atentos para detectá-lo precocemente, visando à redução de problemas de oclusão ou de função.

Maria Fernanda R. Ferreira
Fonoaudióloga CRFa.: 9576/SP
Especialista em Motricidade Orofacial
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *