Perguntas frequentes

Qual a importância de uma reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem e de alterações alimentares exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis, visando a qualidade e a quantidade dos alimentos. Prevenindo obesidade, minimizando o riscos de doenças cardiovasculares, obtendo melhora na qualidade de vida.

A alimentação influencia no humor?

Sim, ingestão freqüente de alimentos com alto teor de gorduras saturadas e trans, geram um processo inflamatório, reduzindo os níveis de triptofâno.

Triptofâno é um precursor da serotonina, que é o neurotransmissor do bem estar, e sua redução pode reduzir a sensação de bem estar, e como conseqüência mau humor.

Antioxidantes possuem ação anti-inflamatória, bem como o  selênio e vitamina C presentes em frutas, verduras e  vegetais, contribuem para o bom humor.

Excluir o carboidrato da dieta emagrece?

Depende, Carboidrato é a maior fonte de energia de que o corpo humano necessita, sua total ausência pode implicar em alterações de humor, contribuir para a presença de tremores, fraquezas e outros sintomas.

Lembrando que os hormônios tireoidianos dependem dos carboidratos para regularem o metabolismo, por isso, ao excluí-los podemos ter uma redução do gasto energético, bem como redução de  massa magra.

Qual a diferença entre dieta restritiva e reeducação alimentar?

Dieta Restrita

– Não permite uma alimentação completa e saudável.

– Não ensina a manter o peso. Você emagrece e, depois que para a dieta, volta a ganhar o peso.

– Não faz bem para o seu humor. Você passa vontade de comer o que gosta, aumenta a tensão, tendo como resultado aumento do stress

Reeducação Alimentar

– Sim, você pode comer todos os tipos de alimentos e manter uma alimentação saudável

– Sim, Manterá o resultado do seu emagrecimento por muito tempo, pois aprende a se alimentar da melhor forma

Sim, Você pode fazer reeducação alimentar e manter o bom humor.

O que acontece quando ingerimos um alto consumo de açucares?

Os açucares possuem propriedades viciantes, que ativa regiões cerebrais de prazer e recompensa.

Sua glicemia dispara, o cérebro libera dopamina (sensação de prazer), gerando liberação de insulina em grande quantidade para reduzir a glicose no sangue.

Insulina alta leva ao acúmulo de gordura, o corpo necessita cada vez mais de açúcar, gerando sinais de abstinência, liberando uma fome constante, sendo uma espécie de gatilho para a compulsão alimentar.

Exames

Bioimpedância tetrapolar

O exame de Bioimpedância é um método moderno e científico, de alta precisão na avaliação da composição corporal. Possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. O exame, ajuda a identificar riscos à saúde associados a níveis excessivamente altos ou baixos de gordura corporal total. Monitora mudanças na composição corporal associadas a certas doenças, maturação, idade, cirurgias e emagrecimento.

Preparo prévio do exame, ingerir no mínimo 2litros de água no dia anterior ao exame. Não realizar exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem. Não ingerir bebidas alcoólicas e cafeinados (café, chá mate, chá preto e energéticos) nas 12 horas que antecedem. Não estar no período menstrual ou pré menstrual no dia do exame. Evitar refeições grandes 4 horas antes.

Receitas

PANQUECA SEM FARINHA

Ingredientes:

2 Ovos

2 Colheres de sopa de tapioca
1 Colher de queijo ralado
 
Misture tudo, coloque na frigideira e vire.
zero de farinha branca
zero de óleo
 

Fonte: Viviane Mello – Nutricionista- Panqueca sem farinha

Torta de Legumes

Ingredientes:

Massa:

03 ovos, 02 colheres (sopa) de farelo de aveia (ou flocos finos é a mesma coisa), 01 colher (sopa) de polvilho doce ou azedo 1/2 xícara (chá) de queijo ralado (pode meia cura, minas), 03 colheres (sopa) de iogurte desnatado, sal rosa à gosto, 1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico.

Recheio: 3 xícaras (chá) de legumes e leguminosas diversos já cozidos. Usei (vagem + cenoura + milho + brócolis + ervilha + berinjela). Adicionei também palmito.

Bater todos  os ingredientes da massa no liquidificador (o fermento deverá  ser adicionado por último delicadamente com uma colher) e incorporar o líquido  aos legumes em uma tigela. Feito isso , distribuir  em uma forma untada ou de silicone. finalize com queijo parmesão por cima para dar essa cor mais dourada linda! Forno no pré aquecido, assar em fogo médio por  25 min ou até grelhar.

Fonte: Viviane Mello – Nutricionista- Torta é zero farinha branca

Profissional

Viviane C. Mello Santos

Nutricionista
CRN 47989

Graduada em Nutrição pela Universidade Anhanguera de Osasco. Atuando na área clínica, com ênfase no atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos. Tratamentos de pessoas com pré e pós cirúrgico bariátrico, cardiovasculares, diabetes, hipertensão e etc. Nutrição preventiva e corretiva. Nutrição estética e Personal Diet. Curso de Nutrigenética na Prática Clínica; Curso de Extensão em “Alimentos  Funcionais na Nutrição Clínica: O papel do nutricionista na prevenção e no tratamento de doenças”; Participação no “I Workshop de Nutrigenômica” e Congressista do 12º Simpósio de Síndrome Metabólica do Hospital das Clinicas.

Profissional