Acupuntura

Terapia Alternativas, Acupuntura Sistêmica e Estética, Auriculoterapia, Ventosaterapia…

Acupuntura, técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa, consiste na aplicação de agulhas finas e descartáveis, em pontos definidos do corpo, chamados de “pontos de acupuntura”, com o objetivo de efeito terapêutico em diversas condições de desarmonias ou desequilíbrio orgânico. Usada para tratamentos preventivos e nos sintomas desencadeados pelas patologias. Os pontos de acupuntura, além de da aplicação de agulhas, podem ser estimulados de várias formas: com aplicação de calor, laser, estimulação elétrica, com adesivos ou com a combinação de duas ou mais técnicas.

Outras  técnicas de acupuntura:

Auriculoterapia: técnica que usa de estímulos em pontos específicos no pavilhão auricular, através de esferas (acupuntura quântica – cristais radiônicos, semente de mostarda, agulhas) e laser.

Ventosaterapia: através da sucção da pele, com distintos materiais, ocorre uma desintoxicação no organismo, onde ocorre uma melhora e atua em diferentes sintomas e doenças.

Laser Acupuntura: os pontos são estimulados através de raios laser. Muito útil em crianças e adultos com muito medo de agulha, pois é totalmente indolor.

A acupuntura trata quase todos os tipos de doenças, dores e desordens físicas, pois ela atua em todos os sistemas do organismo. Conheça uma pequena parte das indicações nas diversas áreas:

  • Ortopedia: dores na coluna, hérnia de disco, distúrbios musculares, artrite, artrose, tendinite, síndrome do túnel do carpo, etc.
  • Neurologia: AVC, AVE, paralisia facial, mal de Parkinson, etc.
  • Ginecologia: infertilidade, alterações hormonais, TPM, menopausa, problemas menstruais, etc.
  • Pneumologia|Alergologia: rinite, sinusite, asma, tabagismo, doenças pulmonares, etc.
  • Estética: emagrecimento, rugas faciais, distúrbios alimentares, etc.
  • Gastroenterologia: asia, refluxo, gastrite, úlcera, constipação (prisão de ventre), etc.
  • Outros: enxaqueca, distúrbios renais, distúrbios do sono, etc.

Perguntas Frequentes

O que é acupuntura?

É um método terapêutico, com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo. Trabalha a harmonização da energia. Consiste na inserção de finas agulhas descartáveis ou sem agulhas. Usada para tratamentos preventivos, nas causas e sintomas desencadeados pelas patologias.

Para que serve acupuntura?

A acupuntura estimula a busca da recuperação do organismo, do corpo de resistir ou superar as doenças e condições por meio da correção de desequilíbrios. Induz também a produção de substâncias químicas que diminuem ou eliminam as dores em geral, normalização das funções alteradas, Por exemplo: tendinopatias, reforço do sistema imunológico, rinite, sinusite, asma, distúrbios menstruais, climatério, Menopausa, paralisia facial, desintoxicação da nicotina, etc.

A acupuntura é segura?

Sim. Quando a acupuntura é realizada usando agulhas descartáveis, sob condições estéreis, é bastante improvável que haja qualquer tipo de complicação.

Agulhas usadas na acupuntura doem?

Normalmente é indolor. A sensação é somente uma picada da agulha, com exceção de alguns pontos doloridos, nem sempre utilizados. Pode sentir uma espécie de parestesia (pequeno choque). Porém, o modo de sentir dor é individual, depende da sensibilidade de cada pessoa.  Mas qualquer sensação só ocorre no momento da aplicação das agulhas (período curtíssimo). Após a inserção não deve mais incomodar.

A Acupuntura causa efeitos colaterais?

Não, a Acupuntura não provoca nenhum efeito colateral, nem interage com qualquer medicação que o paciente estiver utilizando.

Acupuntura pode ser feita com outras terapias?

Sim. Não existe nenhuma restrição quanto a associação com outras terapias como: fisioterapia, psicologia, alopatia, homeopatia,  etc.

Existe uma técnica de Acupuntura melhor que outra?

Não. Todas são efetivas. Porém, os resultados estão intimamente relacionados ao conhecimento, à experiência de cada médico e a sensibilidade do paciente.

Qual a frequência do tratamento?

Usualmente a frequência se faz de 1 uma a 3 sessões por semana. Excepcionalmente em casos agudos pode se fazer diariamente.

Quantas sessões são necessárias?

Não podemos esquecer que a resposta terapêutica é individual, dependente do tempo da patologia, se agudo ou crônico.  O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como a resposta de cada um à acupuntura.  Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta um alívio total da dor. Em média, uma ou duas sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento.

A acupuntura faz parar de fumar?

A acupuntura ajuda a parar de fumar, mas vale a pena ressaltar que o paciente precisa ter vontade, pois envolve uma dependência química. Ela apenas age em determinadas áreas do cérebro, inibindo parte do mecanismo do vício, contribui na amenização da chamada “síndrome de abstinência”.

Profissional

Maria Wagnedia Fernandes

Fisioterapeuta
CREFITO 169 499-F/SP

Graduada em Fisioterapia desde 2008, pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, atuando nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Dermato-funcional, Neurologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Especialista em Acupuntura e Eletroterapia, pela Instituição CBA/ABACO – Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Chinesa. Tornou-se terapeuta de Acupuntura Chinesa, incluindo-a no seu trabalho de fisioterapeuta para o funcionamento harmonioso, que visa reestabelecer o equilíbrio energético do organismo, no indivíduo como um todo, em seu corpo, mente e energia.

Instrutora de Pilates, uma “Visão Atual na Área da Saúde”, pela instituição Metacorpus Studio Pilates.

Participou do Curso em Fototerapia Aplicada a Estética Avançada, pela instituição CLSP – Comercial Laser – São Paulo.